A rotação é o movimento de um corpo em torno de si mesmo. Este é o movimento responsável pela existência dos dias e noites num planeta. O período de rotação é o tempo que cada corpo demora a realizar uma rotação completa. No caso da Terra esse período é de 24 horas (1 dia). Esse movimento é feito em torno do eixo de rotação, uma linha imaginária que passa pelo centro desse corpo.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Período de Translação da Terra
O movimento de translação é o movimento de um corpo em redor de outro (por exemplo a translação da Terra à volta do Sol). O período de translação é o tempo que esse movimento demora a ser executado (no caso da Terra é um ano). Este período de translação é menor para os planetas mais próximos do Sol e maior para os planetas mais distantes.
domingo, 17 de outubro de 2010
Temperatura
A Terra recebe energia do Sol, na forma de radiação. Nosso planeta é quase esférico, e a quantidade de luz que recebe depende do ângulo que os raios solares formam com a superfície da Terra. O Equador e os Trópicos recebem maior quantidade de luz, por isso são zonas de clima quente. Ao contrário, as zonas polares recebem muito pouca radiação e por isso são zonas de clima frio. Assim, a distinta incidência dos raios solares sobre a superfície faz com que a Terra apresente cinco zonas climáticas.
Superfície
O planeta Terra apresenta 70% de sua superfície coberta
por água.Os 30% restantes é constituído pelos
continentes.
—A dinâmica tectônica é o movimento das grandes placas subjacentes e os agentes externos de erosão (os cursos de água, o vento e a dispersão mecância) modelam o relevo. Em conseqüência, o planeta está em constante evolução. Planícies, planaltos, montanhas e vales modificam-se com o tempo, de acordo com as forças internas do planeta, com a água e atmosfera. A superfície da Terra é parte da biosfera. A vida nos mares, rios e continentes, acompanha o processo.
Estrutura e composição do Planeta Terra
Núcleo: O núcleo corresponde a 1/3 da massa da Terra e contêm basicamente elementos metálicos (ferro e níquel), o núcleo é dividido em núcleo interno e externo, sendo que os dois possuem um raio 1.250 km, as temperaturas são altíssimas, 5.000oC.
Ainda dentro das três divisões existem subdivisões:
Litosfera: é uma fina camada da terra composta por rochas e solos onde desenvolve a vida.
Astenosfera: Profundidade entre 60 a 400 km da superfície terrestre, faz parte do manto superior e é composta por rochas fundidas dentro dessa estrutura predominantemente sólida.
Mesosfera: É uma larga camada sólida, com densidade muito superior a das rochas encontradas na superfície terrestre.
Ainda dentro das três divisões existem subdivisões:
Litosfera: é uma fina camada da terra composta por rochas e solos onde desenvolve a vida.
Astenosfera: Profundidade entre 60 a 400 km da superfície terrestre, faz parte do manto superior e é composta por rochas fundidas dentro dessa estrutura predominantemente sólida.
Mesosfera: É uma larga camada sólida, com densidade muito superior a das rochas encontradas na superfície terrestre.
Lua Crescente
O crescimento, ou Quarto Crescente da Lua, é o rebordo do lado direito da Lua. Aparece cerca de três dias após a Lua Nova.
Lua Nova
Nesta fase, quando a Lua está entre o Sol e a Terra, ela fica na sua maior parte, ou completamente, invisível para nós.
Lua Cheia
A Lua Cheia parece perfeitamente redonda porque podemos ver um lado inteiro dela, iluminado pela luz solar.
Fases da lua
As fases ocorrem, de acordo com o ângulo que avistamos a face da Lua iluminada pelo sol. Cada fase da Lua dura de 7 a 8 dias, sendo que o ciclo, com todas, demora de 29 a 30 dias para ser completado.
Características gerais do Planeta Terra
Massa :5,976e24 kg.
Distância ao sol:aproximadamente 150
milhões de quilômetros.
Diâmetro equatorial:12,756.3 km .
Período de translação(ano): 365 dias e quase 6 horas.
Período de rotação(dia):23 horas e 56 minutos.
Principais componentes atmosféricos: nitrogênio e oxigênio .
Densidade : 5,52 g/cm3
Diâmetro total do planeta: 510 milhões de quilômetros quadrados.
Terras emersas: 149 milhões de quilômetros quadrados.
Área dos oceanos e mares: 360 milhões de quilômetros quadrados.
Profundidade média dos oceanos: 3.795 metros.
Velocidade média da órbita: 29,79 quilômetros por segundo.
Idade da Terra: cerca de 4,5 a 5,0 bilhões de anos.
Ponto mais alto da Terra: Everest, localizado no Nepal (China).
Origem do planeta Terra
—A datação radiométrica permitiu aos cientistas calcular a idade da Terra: Há bilhões (cinco ou mais) de anos, a Terra era uma bola de fogo, constituída de elementos incandescentes. Pouco a pouco, nosso planeta começou a esfriar. Esse "pouco a pouco" levou bilhões de anos. A superfície terrestre solidificava-se lentamente, e emanava gases e vapores provenientes das rochas. A atmosfera apareceu, e espessas camadas de nuvens, que envolveram a Terra, escureceram-na por completo, e o resfriamento prosseguiu por milhões de anos.
—Só o fogo dos vulcões e as fortes descargas de eletricidade, acumulada no ar, iluminavam as trevas. Um dia, a condensação do vapor provocou a queda de chuvas torrenciais; dilúvio que durou séculos. As depressões da crosta terrestre foram submersas: formaram-se mares e oceanos que à princípio ferviam; e colunas de vapor pairavam sobre eles. Depois, o borbulhar cessou mas as águas permaneceram escaldantes.
—Aos poucos, as rochas esfriaram e o mar arrefeceu, tornando possível o aparecimento das primeiras vidas aquáticas. Mais tarde, a vida surgiu também na terra firme, com ocorrência de plantas e animais superiores.
Assinar:
Postagens (Atom)